quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A POLÊMICA DOS CONTRATADOS

Como todos sabem, a contratação de servidores temporários deve ser limitada. Os profissionais devem ser escolhidos mediante seleção em que prevaleça o critério técnico. Os trabalhadores devem ter remuneração equiparada a dos efetivos, recebendo, inclusive, 13º salário proporcional.
Infelizmente em Camocim não é isso que vemos, pois o que na prática ocorre é:
1. Não há um processo de seleção oficial, e quase (?) 100% dos admitidos são do lado do prefeito, sendo escolhidos por questões meramente político-partidárias. Como se os "do outro lado" não tivessem direito também de exercer o serviço público temporariamente no município.
2. Os servidores temporários nem sempre recebem remuneração equiparada aos efetivos.
3. Existe a demora para a implantação da primeira remuneração, o que causa transtornos para o servidor.
4. Os profissionais temporários não sabem ao certo em que mês vão ter o contrato finalizado, pois nem mesmo uma via do contrato eles recebem.
Entretanto:
- Por serem "do lado" do prefeito são privilegiados no tocante à lotação. Pois em caso de remoção (transferência), a prefeitura/SME sempre tem priorizado os temporários. Vale ressaltar que após período eleitoral, quando ocorrem muitas remoções, a maioria dos transferidos o são por questões mesquinhas de cunho perseguitivo - o que é lamentável.
O Sindicato APEOC durante anos tem combatido estas práticas letais e tem exigido dos governos a realização de concurso público. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário