sexta-feira, 25 de maio de 2012

VIGIAS E GUARDAS MUNICIPAIS - RISCOS IGUAIS, DIREITOS NEM TANTO

Recentemente o prefeito Chico Vaulino enviou projeto de lei à Câmara de Vereadores de Camocim concedendo o adicional por risco de vida de 30% à Guarda Civil Municipal e aos Agentes de Trânsito. Vale ressaltar que no passado a prefeitura chegou a pagar esse benefício aos trabalhadores e, de repente, retirou sem apresentar qualquer justificativa. 

O Sindicato APEOC se alegra pela merecida conquista desses profissionais. Agora, cabe a nossa indignação pelo fato de que, os vigias das escolas municipais tenham ficado de fora, sem direito ao benefício. Ora, será que alguém tem dúvidas quanto ao risco diário que nossos vigias enfrentam nas unidades de ensino de Camocim? Por exemplo, eles sofrem constantes ameaças de marginais que ficam aos arredores das escolas querendo entrar a todo custo nos eventos ali promovidos. Será que não é sabido que alguns alunos já estão indo para as aulas portando armas (facas, canivetes)? E, quem são chamados às pressas para apartar as brigas de discentes enfurecidos nos corredores de nossos educandários? Isso sem falar das perigosas madrugadas, onde os viciados na "pedra maldita" não hesitam em pular os muros de nossas EEF's e CEI"s, buscando roubar qualquer equipamento para servir como moeda de troca na primeira boca de fumo que encontrar. Vigias municipais já foram e continuam sendo vítimas de violência em escolas da sede e do interior - inclusive com registro de B.O. O perigo é real e iminente. Para agravar ainda mais a situação, os guardas municipais e os agentes de trânsito receberam e recebem treinamento específico para suas lides laborais - o que é justo. Mas, e quanto aos vigias? Quantas aulas de defesa pessoal, combate a incêndio, primeiros socorros foram oferecidas para nossos vigias? Quantas? A resposta todos sabem. Como sabem também que o Estatuto do Servidor já prevê o benefício, que injustamente está sendo negado a estes profissionais. Nossos vigias não têm sequer um apito para alardear quando um delinquente invade a escola. Até mesmo um simples fardamento lhes é negado, pois o governo alega não ter condições financeiras para tanto.

Em meio a tudo isso, o Sindicato APEOC nos últimos anos sempre apresentou esta reivindicação ao prefeito municipal e aos secretários da educação sem, contudo, obter êxito. Fica aqui o protesto de nossa Entidade em favor de nossos vigias que continuarão sofrendo riscos - sem treinamento e sem a devida compensação remuneratória. É justo?

Nenhum comentário :

Postar um comentário