segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fora politicagem na nomeação de diretores e coordenadores escolares.


Até que enfim será dizimada a politicagem rasteira na indicação dos futuros ocupantes de cargos comissionados nos Núcleos Gestores das Escolas da Educação Básica do Estado. O Diário Oficial, Edição do dia oito de fevereiro de 2013, publica o Edital que regulamenta o processo de seleção pública para composição de um banco de gestores escolares – futuros diretores e de coordenadores escolares. Estabelece ainda esse mesmo Edital, normas específicas para inscrições e realização do processo seletivo, detalhando, minuciosamente, todas as fases do processo e critérios preestabelecidos para classificação dos candidatos inscritos.
Com a efetivação desse processo seletivo, a direção do Sindicato – APEOC comemora o fim de uma era nefasta de politicagem que sempre predominou no serviço público para provimento de cargos comissionados na área educacional. Situação bastante prejudicial à Educação. Pois a indicação política quase sempre é divorciada, desvinculada da educação de qualidade, do compromisso com a melhoria do ensino e da valorização profissional do educador. Portanto, para a direção do Sindicato – APEOC, seleção de escolha dos dirigentes de Núcleos Gestores na escola da Educação Básica é avanço; Sinaliza, mesmo que ainda distante perspectiva de processo democrático, ou seja, de futura participação da comunidade escolar no contexto das ações educativas e administrativas nas unidades de ensino da rede pública.
Entretanto, antes da conquista efetiva dessa administração democrática, o Sindicato – APEOC evidencia a importância desse processo seletivo, ressaltando que sempre reivindicou seleção e eleições democráticas. Porém, o avanço conquistado agora, na rede estadual de ensino, deve merecidamente chegar a toda rede municipal nas 184 prefeituras cearenses, e, para isto já comemora as primeiras adesões de importantes prefeituras ao processo seletivo, citando Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Crateús, entre outras.
Para o presidente do Sindicato – APEOC, Anízio Melo, toda vitória depende da primeira ação, e, neste momento, a primeira ação é promover seleção pública para os cargos comissionados nos Núcleos Gestores das Escolas Públicas, do Estado e dos Municípios Cearenses. O êxito dessa nova ação em favor da Educação Básica depende exclusivamente do apoio da sociedade, da fiscalização e acompanhamento de cada cidadão e de cada cidadã na sua cidade. Com a contribuição de todos teremos a educação que merecemos e que necessita o país para crescer e disponibilizar bem-estar social e vida saudável ao povo brasileiro.
Fonte: APEOC

Nenhum comentário :

Postar um comentário