quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sem a devida divulgação, Camocim sediará amanhã importante encontro da Educação


O município de Camocim vai sediar a I Conferência Intermunicipal da Educação. O evento integra a série de encontros preparatórios para a II CONAE, que ocorrerá em Brasília em fevereiro de 2014. Participarão do encontro em nossa cidade, representantes dos municípios de Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole.


Data: 20 de Junho de 2013
Horário: 8 horas
Local: EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa

A Conferência se constitui numa grande oportunidade da sociedade pensar, discutir, refletir, propor e contribuir para a construção de um sistema nacional de educação pública que atenda aos interesses da sociedade.

Podem e devem participar da Conferência: Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e a sociedade civil organizada de modo geral.

O tema central do encontro será: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Objetivando atender a temática central, o Fórum Nacional de Educação (FNE), constituiu os seguintes Eixos temáticos para organizar e fomentar os debates:

Eixo I – O plano nacional de educação e o sistema nacional de educação: organização e regulação;
Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
Eixo IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social;
Eixo VI - Valorização dos profissionais da educação: formação,remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos

Nossa Crítica à SME:
1. A imensurável importância do encontro parece ser desprezada pela SME que, apesar de ser cobrada por nossa Entidade desde 17 de abril último deixou para o "apagar das luzes" a realização do evento. O prazo para sua realização encerra no fim deste mês;

2. A divulgação, que deveria ser ampla, foi deveras insuficiente;

3. Os professores e demais servidores da educação deveriam participar ativamente do encontro. Todavia, fomos informados pela Coordenadora da CAGE/SME, Ilma Vieira, que a própria Secretaria selecionou os profissionais das escolas para participar dos debates. 

Ora, se a prefeitura está criando um horário especial de trabalho para que o jogo da seleção desta 4ª Feira seja assistido, por que não disponibilizar também a grande participação dos docentes na Conferência? Ou por que não permitir que as escolas escolhessem e enviassem pais, estudantes e profissionais para participarem do evento? Sabemos que, pela falta de vontade e organização da SME, ficará difícil para os servidores participarem do evento, mas os que forem poderão contribuir e muito com a educação pública de Camocim e do Brasil.


Assim, o Sindicato APEOC conclama a todos os Estudantes, Pais e Profissionais da Educação a participarem do evento que deverá definir as políticas públicas para o desenvolvimento da educação brasileira para os próximos anos.

9 comentários :

  1. Acho que a APEOC deveria ler o documento norteador, onde lá deixa bem claro que o sindicato não estaria na organização, apenas seria convidado.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente q nem convidado foi vai pra rádio convidar os outros.

    ResponderExcluir
  3. O sindicato a que eu me filiei não era uma instituição partidária ou uma organização declaradamente de oposição. Vejo que o Sindicato Apeoc CAMOCIM mudou sua postura em relação a postagens relacionadas à administração pública. Isto tem desagradado há muitos, mas falo especificamente de mim.Não vejo nada acontecendo hoje que não tenha acontecido antes e isso não é uma postura partidária minha, já que não tenho vínculo algum com a administração municipal,mas não gosto de fazer parte de um grupo que deveria ser apartidário e não consegue se manter imparcial em situações nem se quer se configuram como polêmicas. CORRIGINDO o que disse antes, vejo uma diferença, atualmente a Administração municipal recebe o sindicato e negocia.Quantas vezes esse ano? Quantas reivindicações aceitas?

    ResponderExcluir
  4. eita que os 40tinhas tão tudo mordidos com a APEOC, dá-lhe neles Sindicato

    ResponderExcluir
  5. Pelo que tenho acompanhado, os puxa sacos estão sempre se mobilizando nos bastidores para formar CONSELHOS “ATUANTES” EM DEFESA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, e o CONAE é mais um exemplo desse desrespeito à democracia. Bom seria que essa manifestação pública que está acontecendo Brasil afora chegasse até aqui.
    Conforme caminhamos pela vida percebemos que alguns tipos de perfis comportamentais do nosso entorno nos passam a ser, além de diagnosticados instantaneamente com maior frequência no meio, algo menos palatável à nossa já não tão condescendente aceitação da tão variada apresentação do tudo de mais perigoso e camuflado que nos cerca pela vida.
    A bem da verdade, sinto que o tempo nos torna menos pacientes, quiçá mais intransigentes com certos tipo de comportamentos maleáveis demais, aqueles que falsamente se acomodam à qualquer situação desde que se tire dela algum proveito mediato ou nem tanto. É assim que sinto e caracterizo o perfil dos puxa-sacos.
    Não sei se é dos tempos de hoje a tal epidemia deles, todavia estão disseminados, e saibam, um puxa- saco que se preza é um insidioso INVESTIDOR em si mesmo.
    É um apostador de todas as sua fichas nas mais promissoras ocasiões!
    Digamos que é quase...um político nato de todas as legendas!
    Aproveita-se de qualquer oportunidade para exercer seu papel de camaleão, geralmente pessoas de personalidade invejosa, hipócrita, fraca e insegura.
    Um puxa- saco que se preza nunca acredita nele mesmo, mas não admite sua insegurança nem de saco morto!
    Então, se apodera de alguém que elegeu como possível trampolim situacional, a quem julga superior a tudo e a todos, principalmente superior a ele, para se tornar um serviçal absoluto e fiel da vaidade do seu eleito, até o momento em que já não julgue mais conveniente continuar no jogo.
    Quem não conhece um puxa-saco?
    Um puxa-saco genuíno nunca tem vontade própria embora seja sempre um ser deveras ambicioso.
    Caminha pelo entorno sem identidade alguma e muda de opinião como um barco a deriva do vento.
    Jamais toma uma posição firme ou reafirma algo que "de leve" já colocou, a não ser que lhe seja vantajoso.
    Tão logo perceba que sua "puxasaquice" está ameaçada por focar um "ser" já em potencial decadência no seu rol de interesses, então, imediatamente muda o foco, passa a ser súdito do próximo "rei" que potencialmente poderá enriquecer melhor o seu saco aspirador de benesses.
    Muitas vezes um puxa- saco até tem competência agregada porém sua insegurança é tamanha que nunca se arrisca a caminhar sozinho sem se articular no desonesto manuseio de "alisamento" do outro.
    Um verdadeiro puxa-saco, clássico eu diria, é um serviçal "de ponta", a serviços de toda prova, o que o torna um ser extremamente articulado, perigoso e lesivo, principalmente no ambiente de trabalho.
    Penso que o puxa-saco, embora aparentemente pareça levar vantagem em tudo, é um ser extremamente infeliz, porque sua puxasaquice o consome nas energias vitais.
    Está condenado à infelicidade por buscar a felicidade alheia, posto que felicidade legítima é poder caminhar amparado na auto- estima e nas conquistas honestas que se consagram com a competência e com o trabalho das próprias mãos.
    Afinal, um sabonete sempre derrete quando esquecido nas manipuladas águas a deriva do tempo.
    Agradeço a todos eles pela inspiração deste meu texto, que Deus nos proteja dos tantos estragos dos inúmeros puxa- sacos livres, leves e soltos mas ainda não diagnosticados por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro anônimo, nós do Sindicato APEOC em Camocim estamos sob espanto por tão qualificada definição desses seres tão nocivos a nossa sociedade. Livrai-nos deles, ó Senhor Deus! E dá-nos força para resistir às suas puxassaquices!

      Excluir
  6. Pamela, querida, a postagem não solicita ao sindicatos direito de colaborar na organização da conferência, mas crítica a falta de divulgação do evento. Quase ninguém está sabendo, não chegou comunicado nenhum em diversas escolas, isso é falha e grave, principalmente para quem criticava as falhas da gestão anterior e prometia fazer melhor. Conferência é lugar de discussão e debates, visando sugerir ações para melhorar os serviços públicos. É lamentável que os organizadores não estejam abertos a isso, pois o evento já parte com deficiências.
    Sobre as posturas do sindicato, elas são as mesmas desenvolvidas na gestão anterior, não mudou nadinha. Assim como incomodou os "11" nos anos passados, incomoda hoje os "40tinhas", mas o sindicato não pode é fazer vista grossa.
    Se a gestão atual, recebeu a comissão do sindicato, está de parabéns, mas o fato de ter sentado algumas vezes não produziu as mudanças necessárias e esperadas pela categoria. Tudo está muito lento!

    ResponderExcluir
  7. Esse cara que escreveu o texto sobre o puxa-saquismo foi muito bem em seu texto, já essa pamela só pode ser uma certa loira oxigenada, ou seria alienada que trabalha dentro do ninho das ....venenosas. Pensa numa mulher nojenta, pensa ela que é a rainha da cocada preta, mas o que é dela tá guardado.

    ResponderExcluir
  8. A revolução está só começando, o site da câmara de Camocim foi hackeado espalhem a notícia.
    http://camaramunicipaldecamocim.ce.gov.br/website/

    ResponderExcluir