domingo, 3 de junho de 2012

Sindicato APEOC debate Carreira Docente

O Sindicato APEOC realizou com grande sucesso de público e riqueza de discussões, na manhã e tarde de sábado (02/06), na Assembleia Legislativa do Ceará, o Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente”. Professores e sindicalistas da capital e interior lotaram o Plenário 13 de Maio, com muitos deles fazendo seus pronunciamentos na tribuna. O encontro foi transmitido ao vivo, online, pela TV APEOC no site da entidade.

A mesa de trabalhos do Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente” foi composta por Anízio Melo, presidente da APEOC; Carlos Abicalil, consultor do Senado e ex-presidente da CNTE; deputada estadual Raquel Marques; Joana Almeida, presidente da CUT-CE; Juscelino Linhares, secretário geral do Sindicato APEOC e diretor da CNTE; Reginaldo Pinheiro, vice-presidente da APEOC; Penha Alencar, tesoureira da entidade classista; Hélder Nogueira, secretário geral da CUT e diretor da APEOC; e Ivo Braga, diretor da UNE. Também falaram aos educadores e sindicalistas, os deputados federais Chico Lopes e Artur Bruno, e o vereador Guilherme Sampaio.

Na oportunidade, o Instituto APEOC lançou no Plenário da Assembleia Legislativa a Cartilha “Fundeb, Piso e Carreira do Professor de Educação Básica”. A Cartilha, que trata entre outros pontos, da redistribuição de recursos do Fundeb e características das carreiras docentes em dez estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Pará e Maranhão), divulgou que o Ceará encontra-se na quarta pior colocação em termos de vencimento base dos professores graduados. Os dez estados citados têm a mesma receita por matrícula/aluno.

Na abertura do evento, o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, declarou: nós queremos melhores salários, formação continuada, respeito aos professores e políticas de desenvolvimento para a educação.” Professor Reginaldo Pinheiro, vice-presidente da APEOC, afirmou que “não há conquista sem luta e que ter Carlos Abicalil nos debates é uma oportunidade ímpar, ele que tem uma vida compromissada com a educação”. A deputada Raquel Marques fez pronunciamento parabenizando o Sindicato APEOC por sempre mobilizar a categoria com temas como a federalização do magistério. E acrescentou: “Eu visto a camisa da APEOC”.

Carlos Abicalil, debatedor do Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente”, falou para os professores que lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa, que “era uma alegria enorme voltar ao Ceará, mais uma vez convidado pelo Sindicato APEOC, e neste momento abordar um tema que há 80 anos foi proposto pelos pioneiros da educação e que lamentavelmente não se implementou - que é o Sistema Nacional de Educação - agora viabilizado pela Emenda Constitucional 59/2009. Em 2012 encontra-se em tramitação o Plano Nacional de Educação, que deverá ser votado em Brasília dia 12 ou 13 de junho/2012. O Sindicato APEOC e a CNTE lutam por 10% do PIB para a educação.

O Sindicato APEOC realiza no Crato, próximo dia 15 de junho no Salão de Atos da Urca, mais um Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente”.
Fonte: Site APEOC

Nenhum comentário :

Postar um comentário