quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SERVIDORES ESTADUAIS: Empréstimo consignado retorna dia 17.

As operações de crédito consignado para os servidores do Estado devem ser retomadas no dia 17 de setembro, com novo modelo implantado pelo governo estadual.

O novo modelo de empréstimo com desconto em folha será gerenciado pelo governo do Estado, por meio da SEPLAG, que irá controlar a margem consignável a fim de garantir a segurança do sistema. Além disso, o novo modelo funcionará em uma plataforma web, dando opções para que os servidores verifiquem por meio da internet a sua margem consignável e identifiquem as melhores condições ofertadas entre as duas instituições financeiras autorizadas a realizar esse tipo de operação: Caixa Econômica Federal e Bradesco.

No entender do Sindicato – APEOC, os empréstimos consignados têm que ser renegociados com a empresa ABC e que nunca deveriam ter saído do controle da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG). Em defesa dos servidores públicos, o Sindicato sempre discordou da centralização do serviço em torno de uma empresa privada. Cerca de 80% dos professores contrataram o serviço.

O Sindicato – APEOC, em reunião na 26ª Promotoria Cível, colocou-se à disposição do Ministério Público Estadual para colaborar com as investigações sobre o crédito consignado. Só o setor da educação representa 60% de todos os servidores públicos estaduais.

De acordo com o presidente do Sindicato, professor Anízio Melo, o endividamento de professores, por meio da contratação de empréstimos consignados está relacionado ao “fenômeno dos baixos salários”.

Fonte: APEOC

Nenhum comentário :

Postar um comentário