quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sindicato APEOC na Conferência Nacional de Educação CNTE


O Sindicato APEOC representa os professores públicos cearenses na 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE, através de seu presidente, professor Anízio Melo; de seus diretores Juscelino Linhares (também diretor da CNTE), Kelma Cristina, Josilma Frota e Antonio Júnior; de seu ouvidor Ítalo Guerreiro; e de seu representante na Executiva da CUT-Ceará, Helder Nogueira. A 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) acontece em Recife, Pernambuco, durante os dias 19, 20 e 21 de setembro/2012.

O Sindicato APEOC leva para este grande evento em Recife, a “Nacionalização da Carreira Docente”. O importantíssimo tema está na pauta da 8ª Conferência Nacional de Educação promovido pela CNTE, que conta com mais de trezentas pessoas inscritas, e discute a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.

O tema “Nacionalização da Carreira Docente” vem sendo puxado em todo o Brasil pelo Sindicato APEOC, foi apresentado e aprovado recentemente no Congresso Estadual da CUT-Ceará; no Congresso Nacional da CUT, realizado em São Paulo; aprovado pela direção da CNTE, em Brasília; e debatido em Sessão Especial nesta terça-feira, dia 18/09, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza – a primeira capital do país a fazer o debate sobre “Nacionalização da Carreira Docente”.

No Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente do Sindicato, Anízio Melo, ressaltou que o projeto que tem como finalidade a valorização e nacionalização da educação “está ancorado na sua sustentabilidade, não apenas econômica, mas social”. Para ele, deve-se buscar garantir o financiamento para valorizar a educação nacional e, “enquanto não há nacionalização, que os poucos recursos sejam garantidos”. Para isso, Anízio destaca que deve ser destinado recursos do Pré-Sal para a educação. Além disso, o presidente lembra que “é necessário ver o Fundeb como caixa importante, mas têm outros recursos vinculados à educação que Municípios e Estados podem usar”.

Anízio também declarou na Câmara Municipal que a sociedade brasileira precisa se movimentar, que é preciso resgatar o Projeto de Lei 1592 que trata de diretrizes nacionais de carreira e que deve-se, ainda, resgatar e completar a Lei do Piso.

A 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE, que acontece em Recife durante os dias 19, 20 e 21 de setembro/2012, debate ainda: “O papel do estado em defesa do direito à educação de qualidade”; “Currículo e Avaliação dos Sistemas Escolares”; “Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e o novo Plano Nacional de Educação”; e “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação”.

Fonte: APEOC

Nenhum comentário :

Postar um comentário