quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ROYALTIES DEVEM IR PARA EDUCAÇÃO, DIZ DILMA

Em Palmas, presidente afirmou que recursos da exploração do petróleo devem ser usados em creches e escolas

Diante da ameaça de o Congres­so derrubar os vetos ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem a ce­rimônia de entrega de certifica­dos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Em­prego (Pronatec), em Palmas (TO), para dizer que é "impor­tantíssimo" destinar recursos da exploração do petróleo para a área de Educação.

"Considero importantíssimo que todo o dinheiro que tiver­mos dos royalties, das participa­ções especiais ou do Fundo So­cial, dos rendimentos do Fundo Social do pré-sal, tenham uma destinação prioritária para a edu­cação", discursou a presidente, na solenidade que contou com a presença de cerca de 4 mil estu­dantes. "Porque nós precisamos ter Creches, por isso que nós faze­mos o programa das seis mil cre­ches. Precisamos alfabetizar os brasileiros e as brasileiras na ida­de certa, até os oito anos." Considerado urna das vitrines da gestão Dilma, o Pronatec pre­tende beneficiar 8 milhões de pessoas até 2014. Segundo o Mi­nistério da Educação, cerca de 2,5 milhões de estudantes já fo­ram matriculados em cursos téc­nicos (duração mínima de 1 ano) ou de formação inicial e continua­da (duração mínima de 2 meses).

Durante a solenidade em Pal­mas, Dilma destacou que a educa­ção é uma riqueza que "cada um de nós carrega para onde vai".

Na semana passada, ao cum­prir agenda oficial em Moscou, na Rússia, a presidente disse que "não tem crise com o Con­gresso" por conta da questão dos royalties. "Não tenho mais o que fazer. Não há nada mais for­te que o veto. Que cada um vote com sua consciência. Não tem crise com o Congresso. O funcio­namento da democracia é as­sim", disse na ocasião.

Ontem, Dilma destacou a ri­queza do petróleo, mas observou que é preciso valorizar as pessoas do nosso País. "O nosso País é um país rico. Tem petróleo, minério, agricultura, indústria, mas ele tem um patrimônio maior que são os 190 milhões?", observou. (...)

Fonte: Todos pela educação

Nenhum comentário :

Postar um comentário